Condutas Terapêuticas - Micro Sistemas

Os Micro-sistemas sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa
Os estudiosos provenientes do mundo asiático levaram para os outros povos muitos conhecimentos acerca da sua tradicional medicina, a começar pelos chineses. Desde então, diversas características terapêuticas começaram a ser desenvolvidas baseadas em conceitos em forma de micro-sistemas.
Esses micro-sistemas foram definidos por conterem base da acupuntura sistêmica em pequenas regiões do corpo como o pavilhão auricular, a palma das mãos, a planta dos pés e o “couro cabeludo”.

Auriculoterapia
No caso da orelha, a auriculoterapia foi desenvolvida em vários sistemas de acordo com a procedência: a chinesa tradicional, a francesa e por último e mais recente a da escola Huang Li Chun.
A chinesa tradicional(clássica) define por si só os pontos e localizações dos órgãos, vísceras e emoções através das divisões do sistema nervoso como um todo.
A francesa, a partir do conhecimento desenvolvido por Paul Nogier por volta de 1951, reproduz uma visão diferente da chinesa sob o aspecto da neurofisiologia e variando de alguma maneira a localização dos pontos sistêmicos para tratamento.

Por último a escola de Huang Li Chung que agrega os valores da medicina tradicional chinesa com a vertente do posicionamento das sementes e não enfatiza o uso de agulhas.
Existem outras escolas que aparecem menos no mundo ocidental porém não de menos importância.

Reflexologia/Reflexoterapia
A REFLEXOLOGIA é uma ciência e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico. É uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés. Fenômeno da representação microcósmico de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na face, na orelha, na coluna e nas mãos. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas. A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante
para se conquistar e manter uma saúde melhor. A meta da REFLEXOLOGIA é o retorno da harmonia. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir o relaxamento.

A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. Problemas de saúde podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios.

A REFLEXOLOGIA tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão (Norman, 1991). Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também diz de uma parte psicológica a ser cuidada. Portanto a REFLEXOLOGIA é de grande auxílio nas psicoterapias trazendo material importante ao psicoterapeuta principalmente os de abordagem corporal e transpessoal.
Temos que lembrar que nossos pés suportam nosso peso durante todo o dia, portanto estão submetidos a uma pressão muito grande e sobretudo com sapatos não adequados, fazendo com que haja um desequilíbrio no nosso eixo de sustentação. Mexendo com todos os nossos músculos e articulações, mudando a nossa postura. Assim, podemos compreender o quanto a Reflexologia pode ser útil aos tratamentos.
Sabe-se da existência dessa terapia desde os povos antigos do Oriente Médio, mas não há uma certeza de quando e onde se iniciou tal conduta, pois esta era uma conduta muito difundida em todos os povos.
Mais sobre isto você pode encontrar no site da Wikipédia on-line (http://pt.wikipedia.org/wiki/Reflexoterapia) ou no link: http://siqueiraerodriguesnaturologia.clickblog.com.br/reflexologia-podal/

Acupuntura Coreana das mãos: Koryo Sooji Chim
No Brasil a Acupuntura Koryo é bem representada pelo Dr. Prof. Chang Sik Shin que possui um registro em cartório para tal aqui no Brasil.
A acupuntura coreana das mãos é uma representação da acupuntura sistêmica nas mãos. O Dr. Tae Woo, que é o inventor da técnica, desde 1971 vem estudando o assunto e conseguiu mapear 14 meridianos e 345 pontos de acupuntura nas mãos. Segundo sua teoria, as mãos representam um micro-sistema do corpo e por isso é possível tratar os males do corpo através desse método. Além de ser eficiente em relação ao tempo de efeito e resultado do tratamento, o mesmo é feito através de agulhas menores que as da acupuntura clássica, a profundidade de inserção é infinitamente menor e por isso muitos dos desconfortos em função do uso de agulhas é minimizado.

















Mais informações a respeito consulte o site: http://www.koryosoojichim.com.br/

Craniopuntura
Na craniopuntura, mais especificamente a da escola japonesa do dr. Yamamoto, emprega-se a agulha na região escalpiana, tendo-se uma ação sobre a microcirculação subjacente, com reflexo sobre as funções cerebrais dos hemisférios situados logo abaixo do ponto.
A Acupuntura Craniana é bem semelhante a acupuntura auricular, a reflexologia palmo-plantar, e a acupuntura das mãos, visto que todas são baseadas em somatopias ou micro-sistemas. De acordo com a Teoria Celular, uma das bases amplamente aceita da Biologia, um organismo multicelular é um mosaico de celulas vivas. Assim, em um mesmo organismo qualquer parte relativamente independente tem relações relativamente definidas com outras partes, pelo que todo o organismo consiste numa estrutura multi-nível representando ECIWOs (Embryo Containing Informatio of the Whole Organism) em diferentes etapas de desenvolvimento e com diferentes especializações.
No couro cabeludo foram encontrados complexos penetrantes neurovasculares passando diretamente através dos ossos do crânio, em outras palavras, estudos histológicos tem demonstrado a existência de nervos perfurantes que ultrapassam a calota.
A Craniopuntura é um método de acupuntura recentemente descoberto por nossos colegas chineses. Consiste em colocar as agulhas sobre certas zonas cultâneas corretamente determinada no crânio, com a finalidade de efeitos terapêuticos.
A cranioacupuntura ainda é ummétodo terapêutico ainda pouco difundido aqui no Brasil.